Setor Fiscal e Tributário: Conheça os principais desafios no Brasil
Atuar no setor fiscal é um desafio para os profissionais. Entenda quais são eles e como superá-los!
O Sistema Tributário Brasileiro é reconhecido como um dos mais complexos do planeta. Não por acaso, mesmo os profissionais contábeis mais preparados podem ter dúvidas sobre o setor fiscal.
Para evidenciar a complexidade do sistema, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação IBPT realizou o estudo “Quantidade de Normas Editadas no Brasil: 32 anos da Constituição Federal de 1988″ e constatou 5,9 milhões de normas foram editadas. Sendo que uma a cada cinco estava relacionada ao âmbito tributário.
Diante disso, o conhecimento aprofundando e atualização constante são fundamentais para que os contadores possam oferecer serviços de qualidade. Uma maneira de fazer isso é conhecer os desafios do setor fiscal e como lidar com eles.
Os principais desafios do setor fiscal
Uma pesquisa desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico identificou que o Brasil conta com o maior percentual de carga tributária da América Latina.
Junto a isso, devemos somar o fato de que, como mencionamos acima, as normas são editadas constantemente.
Os desafios não param por aí. Cada tributo no Brasil exige um tipo de cálculo e cada estado brasileiro conta com regulamentação específica.
Há ainda um detalhe importante que é desafiador: diversas informações devem ser enviadas em duplicidade, pois não são todos os sistemas governamentais que estão integrados.
Legislação: reformas e mudanças constantes
O IBPT estima que cada empresa precisa seguir 3.790 normas. Poderíamos equipar as normas com 5,9 quilômetros de folhas impressas em papel formato A4. Ou seja, a legislação também é um desafio para o profissional contábil.
A quantidade de informação exigida para desenvolver um trabalho adequado se torna praticamente impossível de assimilação. Mesmo o profissional mais competente, não consegue se manter atualizado e conhecer todos os detalhes de cada norma ou lei.
Alto volume de trabalho
Outro desafio do setor fiscal é o alto volume de trabalho. Um relatório do Banco Mundial constatou que, no Brasil, as empresas gastam em média 1.958 horas por ano para cumprir as regras do Fisco.
Sabendo que a maioria dos escritórios de contabilidade no Brasil são de pequeno ou médio porte e que contam com uma equipe reduzida de colaboradores no departamento contábil e fiscal.
Sendo assim, a sobrecarga de trabalho também é um dos principais desafios para os profissionais que, muitas vezes, cuidam de mais de um cliente.
Documentos fiscais
Erros nos preenchimentos dos documentos fiscais são inadmissíveis para a Receita Federal.
Contudo, quando pensamos que na rotina de um profissional que atua na área fiscal da contabilidade temos a conclusão de que erros são quase comuns.
Ele precisa estar continuamente atualizado e ainda atender uma grande quantidade de clientes. O resultado disso é que o cansaço físico e emocional pode fazer parte da rotina.
Por isso, não é de se espantar que erros podem ser cometidos e ser mais frequentes do que os profissionais gostariam.
Ferramentas adequadas
Ainda que, atualmente, a contabilidade viva na sua era digital, e que a tecnologia virou uma aliada dos escritórios, muitos contadores não conhecem as ferramentas digitais que podem facilitar a rotina do setor fiscal.
Existem ferramentas, por exemplo, que são desenvolvidas com cobertura de legislações fiscais. Com isso, o contador não precisará se atualizar constantemente, pois o programa fará isso automaticamente.
O contador, assim, pode gerar em instantes todas as obrigações acessórias relacionadas aos impostos fiscais federais, estaduais e municipais.
Um exemplo prático do que estamos falando é a solução Prosoft Fiscal. Por meio dela, é possível realizar apuração on-line dos impostos, conforme a inclusão das informações de entrada e de saída, a partir da escrituração dos documentos fiscais.
O contador ainda consegue ter uma visão da apuração dos impostos a serem pagos. A Prosoft Fiscal ainda conta com flexibilidade na geração das obrigações fiscais, ou seja, é desenvolvida de forma organizada para cada cliente e para cada cidade ou estados.
Assim, a solução tem a capacidade de se adequar às legislações locais e atender as necessidades de cada cliente de um escritório. Outra vantagem da ferramenta é que ela atua de maneira integrada e, com isso, elimina os processos demorados de importação de TXTs e XMLs.
Ficou interessado em saber mais sobre como a solução pode ser efetiva para o setor fiscal do seu escritório? Clique aqui e entre em contato com a Prosoft.