eSocial – Liberação do Ambiente de Produção Restrita
Conforme a promessa feita durante o andamento do projeto, o Governo Federal liberou o Ambiente de Produção Restrita do eSocial no dia 26/06/2017, para que as empresas de Tecnologia da Informação façam seus testes e apurem os erros.
Como explicamos no artigo “eSocial descomplicado!”, o eSocial foi criado para melhorar a arrecadação, fiscalização e uniformidade dos dados de forma digitalizada. De forma simplificada, o eSocial é a Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e, como o próprio nome diz, é a declaração unificada de toda a folha de pagamento desde a parte tributária até todo o histórico laboral do trabalhador.
Essa escrituração exige uma adaptação significativa em todos os sistemas integrados de gestão empresarial e, consequentemente, exige um grande esforço de testes.
eSocial – Ambiente de produção restrita
Conforme a promessa feita durante o andamento do projeto, o Governo Federal liberou o Ambiente de Produção Restrita do eSocial no dia 26/06/2017, para que as empresas de Tecnologia da Informação façam seus testes e apurem os erros.
A publicação no Diário Oficial da União de 23/06/2017, conforme definida na Resolução 09 do Comitê de Gestão do eSocial, estabelece a data de 31/07/2017 como sendo a final para os testes.
Leaiutes para testes
As empresas de Desenvolvimento de Sistemas da Tecnologia da Informação devem fazer seus testes seguindo os Leiautes e os Esquemas XSD disponíveis para download na página do Portal do eSocial. O material está no link abaixo, sob o título “Orientação para desenvolvedores”.
Acesse aqui o portal do eSocial do Governo Federal
Dados importantes do Ambiente de produção Restrita
O ambiente é totalmente na nuvem, ou seja, não há downloads ou instalações a fazer. Os testes exigem conexão contínua com a Internet e, apesar de parecerem simples, existem algumas configurações que devem ser realizadas para a conexão com ambiente e os desenvolvedores.
As informações disponíveis no site do Governo esclarecem bem essas configurações.
A importância das empresas de TI no eSocial
Como parte do planejamento do projeto do eSocial, o Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, já previu a necessidade de testar as soluções de forma faseada, usando um conjunto menor de empresas. Isso permitiria, segundo eles, uma gestão melhor dos problemas encontrados.
O cronograma foi iniciado com algumas empresas que pertenciam ao Projeto Piloto, expandiu-se para empresas de TI, no Ambiente de Produção Restrita, e a partir de 01/08/2017, será aberto à todas as empresas em seu ambiente de pré-produção
Arquivos para as empresas no ambiente Oficial
O Ambiente, receberá os arquivos, validará e retornará as informações via conexão Webservice, a partir de 01/01/2018. Além disso, manterá armazenadas as informações para todas as empresas envolvidas, conforme a Resolução n° 002/2016.