Auditoria em documentos fiscais: como prevenir erros na entrega dos SPEDs
Entenda o que são os SPEDs, confira suas principais obrigações e descubra como a auditoria dos documentos fiscais garante que sua entrega seja mais segura!
A entrega dos SPEDs é uma das rotinas contábeis mais importantes das empresas. E, por meio da auditoria dos documentos fiscais, é possível garantir muito mais segurança e precisão em todo o processo, evitando problemas ou inconformidades junto ao fisco.
Um dos empecilhos que mais afetam os negócios brasileiros é a burocracia. Por isso, diversas ações foram promovidas pelo poder público nos últimos anos a fim de combatê-la. Uma das mais bem-sucedidas foi o programa SPED.
O termo SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital. Ele consiste em uma plataforma que informatizou a prestação de informações para a Receita Federal.
No lugar de incontáveis papéis e documentos que deveriam ser preenchidos de forma demorada pelos empreendedores, o programa permite que inúmeras obrigações contábeis e fiscais sejam cumpridas com muito mais facilidade.
As obrigações acessórias mais conhecidas incluem o EFD ICMS/IPS e EFD Contribuições.
Para que você cumpra essas obrigações com qualidade e total conformidade, a seguir, confira os principais benefícios da auditoria de documentos fiscais e os melhores meios de evitar erros durante o processo!
Quais são os benefícios de aliar uma auditoria de documentos fiscais às entregas do SPED?
Na auditoria de documentos fiscais, toda a documentação é examinada, as informações são cruzadas entre si e a adequação dos processos é verificada em relação à legislação vigente e ao regime tributário da empresa.
Quando os documentos eram impressos, esse tipo de auditoria demandava muito trabalho e equipes enormes de profissionais, que se dedicavam a longas conferências para validar os documentos e apresentá-los à fiscalização.
Com o avanço da tecnologia, agora são softwares que realizam toda a auditoria de documentos fiscais, de forma muito mais ágil, assertiva, segura e automática.
Entre os principais benefícios que as organizações garantem ao aderir a esse tipo de recurso para auditoria, destacam-se:
- Garantia de que as entregas sejam feitas no prazo e não apresentem problemas;
- Maior qualificação e assertividade dos processos internos;
- Eliminação de gastos extras de tempo e dinheiro com retrabalhos;
- Prevenção contra penalidades e multas;
- Redução significativa de erros;
- Maior produtividade das áreas fiscal e contábil.
Para diminuir a incidência de erros na entrega dos SPEDs, alguns cuidados básicos podem ser aliados à auditoria, como:
- Avaliação constante dos processos fiscais e contábeis, de acordo com a legislação;
- Antecipação da análise fiscal nos arquivos digitais, com atualização constante das regras;
- Emissão de relatórios fiscais e contábeis para auxiliar as análises;
- Automatização da Escrituração e tratamento dos documentos.
A automatização dos documentos, inclusive, representa um dos grandes benefícios dos softwares para auditoria interna. Com esse tipo de solução, a conferência dos arquivos é instantânea e feita com base no processamento de regras tributárias, análises estruturais e cruzamentos fiscais.
Com acesso em tempo real, eventuais problemas podem ser corrigidos já em seu surgimento, antecipando correções e ajustes nos documentos fiscais com o objetivo de evitar e minimizar erros no final do processo fiscal que é marcado pela validação e entrega dos SPEDs..
Isso garante muito mais segurança e assertividade na entrega dos SPEDs, além de mais tranquilidade perante suas obrigações!
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